Podopatologias e Tratamentos


É a penetração da unha ou de parte dela na pele, provocando um ferimento e permitindo a entrada de bactérias, originando um processo infeccioso. Essa lesão causa muita dor e dificuldade para andar, principalmente ao usar sapato fechado.

As causas da onicocriptose podem ser: corte errado da unha, sapato inadequado, excesso de peso, trauma mecânico;

O tratamento da onicocriptose consiste em retirar a espícula, ou seja, a parte da unha que está ferindo a pele. Após a retirada da unha, o paciente precisará retornar para realizar curativos até que o local esteja completamente cicatrizado. Há casos que é necessário o uso de órteses para correção ungueal.


É uma doença provocada por fungos dermatófitos, estes fungos se alimentam de queratina um dos principais componentes da unha. A onicomicose é superficial, atinge a lâmina ungueal e o leito. Dentre as manifestações é comum o escurecimento, o espessamento e o descolamento da unha, às vezes pode até destruir a unha por completo, porém, a matriz (raiz da unha) é preservada. Apesar de ser resistente ao tratamento, existe a cura.

Verruga Plantar (Olho de Peixe): Existem vários tipos de verrugas e, de acordo com o local ela recebe um nome.

“Verrugas são proliferações epiteliais benignas provocadas pela infecção da pele por vírus pertencentes à família dos vírus papova, classificados como vírus de papilomas humanos (HPV)”.

As verrugas são contagiosas e podem aparecer em qualquer idade, no entanto, é mais frequente em crianças, adolescentes e em mulheres. Os vírus estão no meio ambiente e todos nós entramos em contato com ele, mas para que ele penetre em nossa pele e desenvolva a verruga, nosso sistema imunológico precisa estar baixo. No pé a verruga á chamada verruga plantar e é a única de competência do podólogo.

Para o tratamento consulte um podólogo devidamente habilitado e/ou um dermatologista


É uma lesão por solução de continuidade, uma fenda superficial ou profunda na pele, que pode ocorrer por ressecamento de pele, excesso de lixamento, espessamento córneo (engrossamento da camada córnea), excesso de peso e falta de hidratação.

É comum o aparecimento de fissuras nos calcâneos, nas regiões metatarsianas (almofada plantar) e abaixo dos dedos.

Também podem aparecer fissuras em toda a planta se houver associação com outras patologias como: diabetes, tínea (micose), psoríase, queratodermia, estresse e alterações emocionais.


É provocada por diversos tipos de fungos. Pode afetar as plantas, o dorso e os espaços entre os dedos. Algumas condições favorecem o aparecimento da Tinha plantar: uso de meias de material sintético, falta de higiene, uso repetido de calçado e hiperidrose plantar (suor excessivo).

Calos e Calosidade: Calos são lesões causadas pelo espessamento da camada mais superficial da pele, a camada córnea. Há muitos tipos de calos e de acordo com a localização, tamanhos e consistência, eles recebem um nome. Para tratar um calo basta desbastá-lo regularmente e retirar a causa, dependendo do local, ele pode desaparecer.

E as calosidades são espessamentos da camada córnea em áreas extensas (maiores que dois cm). São causadas por uso de salto alto, vícios de postura, problemas ortopédicos e obesidade. Tudo isso associado à falta de hidratação, pele desidratada facilita ainda mais o aparecimento de calos e calosidades.


São espessamentos da pele em áreas da palma da mão e da planta do pé, que formam placas de pele grossa e amarelada. Esse espessamento é um acúmulo de queratina.

A alteração pode ser primária, isto é, herança genética ou secundária (resultantes de causas diversas).Quando é herança genética, pode ser:

I. Queratodermia palmo – plantar difusa – É uma queratose simétrica, aparece igualmente nos pés e nas mãos comprometendo ambos. Além da perda de elasticidade na região da lesão, podem surgir também rachaduras dolorosas.

II. Queratodermia palmo –Quando a causa é secundária ou, adquirida, que normalmente surge em idade avançada, as lesões são assimétricas e nunca atingem toda a região da palma ou da planta.

Não há tratamento específico, ele depende dos sintomas que cada doente apresenta. Em geral, desbasta-se o excesso de queratina das plantas para que não atrapalhem a deambulação (caminhar) e hidrata-se a pele com cremes emolientes.


O causador da Tungíase é um tipo de pulga chamada Tunga penetrans, esta pulga habita lugares secos e arenosos, zonas rurais, currais, chiqueiros e galinheiros. O ser humano e os suínos são os hospedeiros habituais desse parasito. A tungíase provoca uma coceira (prurido) que é descrita como “apaixonante”


A Tinha interdigital é caracterizada por eritema (área vermelha), maceração e descamação da pele levando à fissuras, prurido (coceira) e às vezes pequenas vesículas. As causas em geral são:

Uso de meias de material sintético,

Ficar com os dedos molhados por muito tempo,

Não enxugar entre os espaços dos dedos após o banho,

Usar cremes nestes espaços,

Hiperidrose plantar (excesso de suor no pé),

Falta de higiene.


A disciplina é parte fundamental do tratamento geral para pessoas portadoras de Diabetes. Cuidados como: usar calçados confortáveis, meias de algodão, não cortar as unhas em casa ou com pessoas despreparadas, hidratar os pés todas as noites, não retirar a cutícula nem calos, enfim, olhar, “namorar seus pés todos os dias”, certamente ajudará a evitar alguns problemas.


Pode ocorrer por diversos fatores, em geral também esta relacionado com a saúde da pessoa, alterações de tireoide, má circulação, onicomicose, corte incorreto das unhas, uso de calçados apertados, e alterações de pisada.


As úlceras plantares são muito frequentes no paciente diabético. As manifestações clínicas nos pés diabéticos podem estar mascaradas, originando demora no diagnóstico da patologia. E qualquer demora de diagnóstico em pés diabéticos pode resultar em infecção grave levando mesmo à amputação.

Tipos mais frequentes de úlceras:

- Neuropáticas: normalmente insensíveis localizam-se nas cabeças metatarsais e caracterizam-se por uma base vermelha granulosa e são pouco ou moderadamente exsudativas.

- Isquémicas: localizam-se em zonas de insuficiência sanguínea como os dedos e pontas dos pés e caracterizam-se por granulação pálida, descamação ou escaras, bem como por secura e dor intensa.

- De Pressão: localizam-se nas zonas de maior pressão, tais como as zonas de apoio plantar e zonas em contacto com o calçado.

- Crónica: habitualmente é precedida de um calo ou calosidade à volta da cratera.