Podologia

Sobre a podologia

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

A sua existência remonta aos tempos das cavernas, há mais de 4000 anos, quando o simples ato de retirar um pico do pé foi tido como o seu início. Em pesquisas arqueológicas na Ásia Ocidental foram descobertos vestígios do povo Hitita desaparecido em 1200 aC, que protegia os seus pés dos cortes e outras agressões, com peles de animais. Em Portugal, o curso de Podologia existe desde 1994, passando a licenciatura (de 4 anos na área da saúde) em 2002 e é ministrada no norte do País. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.

Após um minucioso diagnóstico em estática como em dinâmica, através do sistema biomecânico computadorizado, é possível detectar várias patologias dos pés. É, por isso, importante consultar um Podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, o Podologista possa prevenir o agravamento da patologia e proceda ao tratamento mais adequado. Assim, podemos de forma segura prevenir a doença e as suas repercussões no organismo humano.

A Podologia torna-se assim importante no campo da saúde, visto não estudar o pé de uma forma isolada, mas sim num todo e preencher uma lacuna nesta área.

Assim, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento das podopatias superficiais.